Formado por duas irmãs apaixonadas e saudosas das receitas de família, o Tempero do Tempo tem como objetivo resgatar e difundir a ideia da alimentação caseira brasileira. Com suas formas simples de preparo e combinações intuitivamente saudáveis, estas receitas são sugeridas em resposta à crescente descaracterização e excessiva industrialização da alimentação tradicional brasileira, e os efeitos negativos que estas tendências trazem para a saúde.

Neste espaço, além de destacar o valor nutricional e cultural das mais apreciadas receitas da nossa cozinha, apresentaremos dicas e truques de preparo caprichosamente transmitidos de geração em geração. Os pratos escolhidos trazem portanto a combinação perfeita de ingredientes e temperos básicos que, testados e aperfeiçoados através dos tempos, representam verdadeiros tesouros da nossa culinária.

Apesar de simples, as receitas aqui reunidas (e as saborosas histórias que as acompanham!) foram cuidadosamente selecionadas para encorajar os leitores tanto a redescobrir a riqueza da culinária brasileira, como a encontrar o tempo da alimentação saudável, saborosa e prática.

Bom apetite!

22.3.12

Feijão Preto

Dizem que há três tipos de brasileiros: o que coloca o feijão em cima do arroz, o que coloca o feijão embaixo do arroz e aquele que prefere que cada um fique lado a lado. Mas a verdade é uma só, todo brasileiro adora um feijão!
Carioca, preto, mulatinho, vermelho, branco, fradinho, feijão de corda... refogado, caldinho, tutu, baião de dois, tropeiro, salada...
Cada região do país costuma ter uma preferência de grão e dezenas de receitas especiais para variar a forma de saboreá-lo.
Mas para esta postagem escolhemos o feijão no seu modo de preparo mais tradicional, principalmente para a refeição do almoço. O grão escolhido foi o preto, que é o grande favorito no Rio de Janeiro. Lá vai!

Deixe o feijão de molho, de véspera.


Troque a água e acrescente uma folhinha de louro.
São 4 xícaras de água para 1 xícara de feijão!




Panela no fogo!
Abaixe a chama quando a pressão
começar a chiar e cozinhe o feijão 
por 30 minutos.



Enquanto isso seprare os temperos
necessários:
óleo, alho e sal.

Feijão cozido? Então doure o alho em outra panela...



E acrescente o feijão.
Coloque o sal...



E deixe o caldo ferver, apurando com
o gostinho do tempero!


Dicas importantes:

- Se quiser um caldo grossinho, amasse um pouco os grãos com uma colher enquanto o feijão estiver fervendo com o tempero;

- Para o caldinho, acrescente cheiro verde picado e um pouquinho de pimenta do reino.

- Se o feijão não for deixado de molho, ferva-o com um pouco de água, por uns 3 minutos e depois escorra-o. Depois coloque-o na pressão, com mais que 8 xíc. de água e deixe-o cozinhar, em fogo bem baixo, por 45 minutos. 

- Não desperdice a água escorrida. Aproveite-a para molhar suas plantas!


E qual a sua dica para um delicioso feijão? Uma linguicinha? Carne seca? Farinha de mandioca para acompanhar? Compartilhe conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário