Formado por duas irmãs apaixonadas e saudosas das receitas de família, o Tempero do Tempo tem como objetivo resgatar e difundir a ideia da alimentação caseira brasileira. Com suas formas simples de preparo e combinações intuitivamente saudáveis, estas receitas são sugeridas em resposta à crescente descaracterização e excessiva industrialização da alimentação tradicional brasileira, e os efeitos negativos que estas tendências trazem para a saúde.

Neste espaço, além de destacar o valor nutricional e cultural das mais apreciadas receitas da nossa cozinha, apresentaremos dicas e truques de preparo caprichosamente transmitidos de geração em geração. Os pratos escolhidos trazem portanto a combinação perfeita de ingredientes e temperos básicos que, testados e aperfeiçoados através dos tempos, representam verdadeiros tesouros da nossa culinária.

Apesar de simples, as receitas aqui reunidas (e as saborosas histórias que as acompanham!) foram cuidadosamente selecionadas para encorajar os leitores tanto a redescobrir a riqueza da culinária brasileira, como a encontrar o tempo da alimentação saudável, saborosa e prática.

Bom apetite!

19.3.12

Arroz Branco

Como um dos elementos que compõem a base da típica refeição brasileira, este delicado cereal acompanha tão bem a maioria dos pratos da nossa culinária que já virou até gíria. Quem nunca ouviu falar de um amigo que é "só arroz"?
Mas assim como ninguém abre mão da companhia de um bom amigo, é difícil lembrar de uma receita brasileira que não harmonize, ou mesmo se complete, com a presença do arroz.
Na nossa família, tivemos a sorte de herdar uma simples e bela receita. Apesar de já dominarmos o modo de preparo, nesta postagem tivemos a honra de contar com as mãos de Rosângela Botelho Perotto, nossa famosa "mamãe"!


coloque uma caneca com água para ferver


escolha o arroz branco de sua preferência

                                  

                      
corte 1/2 cebola em pequenos cubos 
                     
um fio de óleo na panela     
                                             
refogue a cebola picadinha no óleo aquecido
                                      


em seguida, acrescente o arroz...
                                       


sempre mexendo.
                                                     
sal...mas sem exagerar!
                                                      
hora da água fervendo
                                      


quantidade: uns 2 dedinhos acima do arroz



                                        
espere ferver novamente
e abaixe o fogo em seguida

                                        

tampe a panela mas fique de olho. se necessário coloque mais água, aos poucos!      



e eis o arroz prontinho!

Mais alguma coisa? Dona Rosângela gosta de cobrir a panela com um pano de prato assim que desliga o fogo. Dizem que este é um dos segredos do arroz soltinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário