Formado por duas irmãs apaixonadas e saudosas das receitas de família, o Tempero do Tempo tem como objetivo resgatar e difundir a ideia da alimentação caseira brasileira. Com suas formas simples de preparo e combinações intuitivamente saudáveis, estas receitas são sugeridas em resposta à crescente descaracterização e excessiva industrialização da alimentação tradicional brasileira, e os efeitos negativos que estas tendências trazem para a saúde.

Neste espaço, além de destacar o valor nutricional e cultural das mais apreciadas receitas da nossa cozinha, apresentaremos dicas e truques de preparo caprichosamente transmitidos de geração em geração. Os pratos escolhidos trazem portanto a combinação perfeita de ingredientes e temperos básicos que, testados e aperfeiçoados através dos tempos, representam verdadeiros tesouros da nossa culinária.

Apesar de simples, as receitas aqui reunidas (e as saborosas histórias que as acompanham!) foram cuidadosamente selecionadas para encorajar os leitores tanto a redescobrir a riqueza da culinária brasileira, como a encontrar o tempo da alimentação saudável, saborosa e prática.

Bom apetite!

24.4.12

Arroz Integral

Na abertura do blog, destacamos a dupla arroz e feijão como os mais famosos e tradicionais representantes da nossa cozinha. Eles são tão respeitados que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que eles sejam a base da nossa alimentação.

No entanto, o arroz mais conhecido e consumido no Brasil é resultante de um processo que separa o grão original em três partes:

1. O farelo, que contém a fibra.

2. O germe, que contém vitaminas, minerais e uma pequena quantidade de óleo.

3. A parte central, branca, que contém o amido, ou carboidrato.

Como vocês podem constatar, cada parte do grão fornece nutrientes diferentes e valiosos. Desta forma, o arroz branco, que é processado para a retirada do farelo e do germe, concentra o amido do grão, enquanto o arroz integral, que preserva esses dois componentes, é naturalmente mais rico em vitaminas, minerais e fibras.

Mas qual a importância real dessas vitaminas, minerais e fibras se a maioria das pessoas vem consumindo arroz branco há tanto tempo?

Bem, a superioridade do arroz integral se destaca em 3 dos mais importantes indicadores da qualidade da nossa alimentação. Pessoas que consomem regularmente arroz integral têm uma alimentação com menor teor de gorduras saturadas, mais rica em fibras e menos calórica do que a média populacionalComo as fibras ajudam a promover a sensação de saciedade, elas nos ajudam a moderar o
consumo de calorias sem a sensação de fome.

Portanto, invista em sua alimentação e experimente esta receita simples e saborosa de arroz integral! Ele é preparado na panela pressão e pode ser congelado em porções menores para facilitar o consumo diário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário